Tenho sido questionado sobre alguns posicionamentos meus, inclusive venho escrevendo há algum tempo sobre o ódio que tomou conta da nossa sociedade. Também tenho escrito sobre a necessidade de perdoar e dar um passo a frente na construção de uma sociedade melhor. Vou tentar ser um pouco mais específico.
Todo homem é fruto de sua educação social. É fruto das doutrinas, dos valores, da moral de certas instituições sobre a sua história. É inegável que a moral religiosa, que a doutrina religiosa tem muita influência na sociedade moderna. Santo Agostinho, Thomas de Aquino são grandes difusores dessa doutrina. Valores como perdão, como busca do bem comum, etc. Destarte, cabe ressaltar que em ultima análise pregavam a salvação em outro plano: no reino do céu.
Uma doutrina humanista prega a possibilidade de tornar o mundo em que vivemos melhor. Tornar o mundo mais justo, mais igual. Nesse sentido a POLÍTICA, com letras maiúsculas, seria uma possibilidade real de interferência das pessoas sobre a vida coletiva. A atividade política entendida como busca do bem coletivo; entendida como uma forma de interferência e organização da sociedade; Obviamente que aqui não é permitido pormenorizar todo o pensamento: ficaria muito denso e muito chato.
Ocorre que nos dias atuais a atividade política, no melhor sentido do termo, foi tolida de sua função por uma busca de judicialização da agenda política: setores do judiciário sequestraram a política, ou ato de resolver os problemas da sociedade pela política. Para um leigo dizer que o político profissional será substituído por um juiz é o maior dos regozijo . É a melhor coisa. Porque a figura do político profissional está colocado a pecha de corrupto e na figura de um juiz está a pratica da justiça. (entendida aqui como justa). E isso tudo trabalho de uma mídia, que para muitas pessoas , a TV Globo, os Jornais, são instituições, entidades que não tem interesses específicos: servem só para informar. Sabemos que não é assim. Mas retomando: devemos notar que : a maioria dos políticos não é corrupta, nem todos os juízes são justos (ou só tem interesse na justiça - (muitos tem interesses na patica política - querem cargos, etc) a notícia é uma mercadoria - não é neutra - tem valor de uso e de troca. Mas infelizmente a massificação de um falsa consciencia da realidade fez com que o povo visse de outra forma.
Precisamos recolocar a política no centro das decisões. Precisamos fazer com que a política seja o agente principal de nossas ações e apontem caminhos para a sociedade e tendo suas soluções saídas a partir da própria sociedade: quem deve pautar a pauta política é a sociedade, não a justiça ou a grande mídia como é hoje. Nesse sentido precisamos avançar. Precisamos fazer da pratica política a maior ação de interferência social. Aí decorre importância de valorização de partidos, do coletivo ante ao individualismo pregado por doutrinas conservadoras. O Nazismo e fascismo pregavam a supremacia de uma raça sobre outras, de certos homens sobre outros homens. Pregavam em síntese a vontade individual , valores individuais sobre coletivos. Isso coloca o protecionismo de poucos por poderosos. Venero meus amigos independentemente de suas posições políticas. Amizade deve ser preservada. Posições políticas devem ser debatidas e esclarecidas e se possível revertidas em favor do bem social. Daí a importância do dialogo ante a discurso. Daí a importância da história (real e verdadeira ) ante a boatos, a crença sem fundamentos e a vileza humana.
Precisamos dar o próximo passo. Precisamos perdoar , não esquecer do mal feito, mas fazer desse mal um processo civilizatório, e promover um maior diálogo social e sendo transformador de mentes potencialmente conservadoras, principalmente da classe média, em mentes que se abram para o bem coletivo e tendo claro a felicidade só é possível de se buscar coletivamente. Aquele que é capitalista individual vê nos bens materiais mais próximos sua felicidade mas não percebe que não é livre, pois a sociedade lhe imputa limites para usufruir individualmente desses bens. A verdadeira liberdade e felicidade só é possível coletivamente.
E nesse sentido que escrevo. Vamos voltando e colocando mais sobre esse tema. Escrevi de bate pronto , sem correção , me perdoem os erros. Mas como disse Montaigne estou com o sentido do texto, que fique compreensivel, e alguns erros formais devem ser perdoados em favor das idéias apresentadas.
Prometo depois corrigir, ok. Mas senti obrigação de esmiuçar , ao menos um pouco, o que penso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário